ABiogás lança nota técnica sobre processo de purificação do biogás (upgrading)

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Abiogás vai lançar a nota técnica “Purificação do biogás”, que aborda o processo de conversão do energético em biometano. A nota busca resumir as principais características técnicas do biogás e de como o bioenergético pode ser purificado. O documento poderá ser acessado em breve na Biblioteca da ABiogás, disponível no site da associação.
 
A nota técnica apresenta brevemente o processo de produção do biogás e reforça o potencial de produção do energético no Brasil a partir de diversas matérias-primas, oriundas do setor sucroenergético (57,6 bilhões de m3 por ano), proteína animal (38,9 bilhões de m3 por ano), produção agrícola (8,2 bilhões de m3 por ano) e saneamento (6,1 bilhões de m3 por ano).
 
O documento produzido pela ABiogás explica que o biometano “pode ser produzido a partir da purificação do biogás, processo que aumenta o teor de metano pela retirada dos outros contaminantes como o sulfeto de hidrogênio (H2S), o dióxido de carbono (CO), siloxanos, vapor de água, entre outros”.
 
Entre os processos para retirada de contaminantes excedentes, a nota técnica apresenta métodos de remoção de água; remoção durante e após a digestão da matéria-prima orgânica; elevação do poder calorífico; Pressure Swing Adpsortion (PSA); lavagem com água; e membranas.

Comente aqui:

Sobre a Abiogás

Desde 2013, a ABiogás é o canal de interlocução entre o setor de biogás e sociedade civil, os Governos Federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro.

Posts Recentes

Curta nossa página: