ABiogás News | Fevereiro 2020

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

DESTAQUE

Melhoria do ambiente de negócios gera boas expectativas pela Expobiogás

A segunda edição da Expobiogás, que será realizada de 14 a 16 de abril no São Paulo Expo, promete ser uma excelente oportunidade de negócios para o setor de biogás e biometano. O evento acontecerá dentro da feira Ecomondo Brasil – Feira de Soluções Tecnológicas para Gestão da Sustentabilidade. A entrada é gratuita.

“Como o assunto biogás tem rendido grandes investimentos no país e é um dos segmentos que agrega valor à questão energética brasileira, convidamos a ABiogás a desenvolver conjuntamente um outro evento simultâneo, a Expobiogás. A parceria começou ano passado e se repete este ano. É um espaço que vai apresentar as tecnologias do setor, mas também vai propor discussõe sobre o segmento”, explica o diretor da Ecomondo Brasil, Luiz Fernando Pereira.

A edição 2020 da Expobiogás vai apresentar inovações e tecnologias hoje disponíveis no mercado de biogás e biometano. Além disso, vai debater a agenda do setor, mostrando o posicionamento do Brasil para atrair os investimentos necessários para deslanchar a cadeia do biogás. “Queremos discutir mudanças na matriz energética nacional. E a ABiogás está trazendo temas específicos relativos ao segmento”, conta o executivo.

A expectativa de Pereira é que a Expobiogás deste ano reflita o início da recuperação econômica do Brasil. “Quando realizamos a primeira edição, em 2019, o cenário político e econômico era outro. Ainda temos muito a avançar, mas já há sinais mais positivos. Por isso esperamos atrair mais visitantes e fechar mais negócios.”

A Ecomondo Brasil é versão de uma feira que já é realizada na Itália há cerca de 20 anos, a Ecomondo, uma das maiores feiras do setor de meio ambiente do mundo. Simultaneamente, ainda será realizada a Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia.

SERVIÇO
Expobiogás, Ecomondo Brasil e Ecoenergy
Quando: 14 a 16 de abril, de 13h às 20h
Onde: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
Mais informações: www.ecomondobrasil.com.br/expobiogas

RESUMO DAS NOTÍCIAS DE JANEIRO

ABiogás e UNICA fazem contribuições para consulta da Arsesp sobre swap de gás

A ABiogás está trabalhando em parceria com a União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (ÚNICA) para elaborar contribuições à consulta pública no 17/2019, lançada em 30 de dezembro passado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). A consulta foi lançada para subsidiar a deliberação da Arsesp que vai estabelecer critérios e condições para a troca de gás (swap), incluindo biometano, entre as três áreas de concessão de gás canalizado no território paulista. As contribuições poderão ser feitas até 27 de fevereiro.

Na avaliação da Arsesp, a implementação da regulação para o swap entre as áreas de concessão paulistas “poderá resultar em melhor aproveitamento da oferta de gás no estado, reduzindo custos e inserindo mais dinamismo ao mercado de gás de São Paulo”, diz a minuta de deliberação disponibilizada pela agência. Além disso, o texto aponta “a pujança de investimentos na infraestrutura dos gasodutos de distribuição e nos benefícios de uma eficiente integração das redes de distribuição”.

A agência menciona ainda que há “previsão nos contratos de concessão de as distribuidoras poderem realizar suprimento de gás uma a outra, em especial em áreas fronteiriças das áreas de concessão”.

Bancos aderem à escrituração dos CBIOs

Santander, Citibank e XP Investimentos são alguns dos bancos que irão fazer a escrituração dos Certificados de Descarbonização (CBIOs), criados no âmbito do RenovaBio. De acordo com o coordenador de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo Roberto Costa, outras instituições financeiras também estão aderindo ao programa, mas os nomes ainda não estão sendo divulgados, por ainda estarem organizando processos para fazer a escrituração.
A escrituração, o registro e a negociação dos CBIOs por vendedores e compradores dos certificados foram regulamentados pela Portaria 419/2019 do MME, publicada em novembro. O documento era uma etapa necessária para efetivar a negociação dos créditos.
Outra ação necessária para o início do mercado de certificados, a Plataforma CBIO, ambiente virtual criado pela ANP e pelo Serpro para a geração de lastro para os CBIOs, entrou em ambiente de produção no início de janeiro. A plataforma foi lançada em 24 de dezembro, mas em fase pré-operacional.

Scania começa a produzir caminhões a biometano no Brasil
A Scania a produção de caminhões a GNV, GNL e biometano em sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Os caminhões a GNV e GNL serão flex, ou seja, também estarão aptos a usar biometano.

Segundo informações da Agência Estado, o Brasil é o único país do mundo fora da Europa a produzir essa linha de veículos. A matriz sueca da Scania produz esse tipo de caminhões desde 2014.

Com a nova linha de produção, a Scania dá a partida em seu plano de ter a maior parte de seus veículos movidos a combustíveis alternativos. A empresa ainda pretende produzir veículos híbridos e, futuramente, veículos elétricos.

“ESTÁ POR VIR”
EUBCE 2020 e a transição global para a bioeconomia

A 28ª edição da European Biomass Conference and Exhibition (EUBCE), de 27 a 30 de abril, em Marselha, na França, vai reunir especialistas da comunidade científica e fornecedores mundiais de bens e serviços da área de bioenergia. De acordo com os organizadores, metade dos participantes são pesquisadores, e 40% de representantes da indústria de biomassa.
Na conferência e em fóruns temáticos, os debates incluem temas como disponibilidade de recursos; tecnologias de conversão; apresentação de projetos inovadores; integração entre sistemas de produção de energia, impacto ambiental e a necessidade de iniciativas políticas para o desenvolvimento da bioenergia.
Já a exposição é uma oportunidade para companhias e laboratórios de pesquisa exibirem as suas últimas produções.

NOVIDADES DO SETOR

Cogen lança infográfico mensal com dados de cogeração
A Associação da Indústria da Cogeração de Energia (Cogen) lançou o Infográfico Cogen, que irá trazer informações mensais sobre o mercado de cogeração de energia elétrica e geração distribuída. Segundo o informativo, a cogeração a biogás fechou dezembro de 2019 com capacidade instalada de 400 MW. Considerando todas as fontes, a capacidade instalada em cogeração atinge 18,6 GW.

BNEF: Investimento em energia renovável cresce 1% em 2019
Levantamento feito pela BloombergNEF (BNEF) aponta que os investimentos em capacidade de energia renovável no mundo somaram US$ 282,2 bilhões em 2019. O valor representa um crescimento de apenas 1% em relação ao ano anterior. Segundo a BNEF, a China, o maior mercado mundial de renováveis, pesou no baixo crescimento, ao reduzir os investimentos em 8%.

Parceria entre ABiogás e Instituto Totum dá desconto a associados
A ABiogás fechou uma parceria com o Instituto Totum, firma inspetora credenciada pela ANP para emissão do Certificado da Produção Eficiente de Biocombustíveis e da Nota de Eficiência Energético Ambiental, necessários para a emissão de Certificados de Descarbonização (CBIOs). O instituto vai oferecer 15% de desconto a usinas associadas à ABiogás interessadas em orçar uma proposta de inspeção para o RenovaBio.

Comente aqui:

Sobre a Abiogás

Desde 2013, a ABiogás é o canal de interlocução entre o setor de biogás e sociedade civil, os Governos Federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro.

Posts Recentes

Curta nossa página: