ABiogás participa de lançamento do Novo Mercado de Gás

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
[:pb]Novo mercado de gás promete redução de custo para indústria

A Associação Brasileira de Biogás, a ABiogás, esteve hoje (23) no lançamento do Novo Mercado de Gás, em Brasília. Lançado pelo governo, o programa reunirá medidas de redução do preço do gás natural e a expectativa da equipe econômica é que o programa contribua para a retomada do crescimento econômico do país. “Finalmente abordamos a importância do gás como fonte de energia, principalmente por ser o petróleo como bem finito, para fins de embasar e alavancar uma forte e crescente economia”, comemorou Rafael Matos, da Marins Bertoldi Advogados e representante da ABiogás no evento.

O programa vem sendo formatado há meses por técnicos liderados pelos ministros da Economia, Paulo Guedes, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O lançamento foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto. O presidente também assinou decreto que institui o Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural. O comitê, de acordo com o governo, coordenará atividades e ações para ultrapassar o monopólio do petróleo e do gás natural.

O governo pretende garantir acesso de empresas privadas à infraestrutura de escoamento e transporte de gás natural. Com isso, esperam tornar o preço do gás natural mais competitivo e a meta é que o valor passe dos atuais 14 dólares por milhão de BTU para seis ou sete.

Com o novo programa, é possível acreditar numa futura sinergia entre o gás natural e o biogás, que têm intercambialidade. A interiorização do biogás seria uma forma de abrir mercados para o gás natural em áreas longe dos gasodutos, aproveitando 100% da malha brasileira.[:]

Comente aqui:

Sobre a Abiogás

Desde 2013, a ABiogás é o canal de interlocução entre o setor de biogás e sociedade civil, os Governos Federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro.

Posts Recentes

Curta nossa página: