Brasil terá seu primeiro leilão de Recuperação Energética de RSU em 2021

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Pela primeira vez, vamos ter, no ano que vem, um leilão de energia para recuperação energética de resíduos sólidos urbanos. A medida, anunciada no cronograma de leilões do Ministério de Minas e Energia, é vista com muita satisfação pela ABiogás, que tem como lema o aproveitamento energético do biogás oriundo de resíduos em geral como solução para a crise ambiental.

Falando apenas de RSU (resíduos sólidos urbanos), o potencial do biogás é de cerca de 1 GW de capacidade instalada de geração elétrica ou a produção de 6 milhões de m³/dia de biogás equivalente ao gás natural. Dar uma destinação eficiente para todo este material é um passo importante para acabar com os lixões e aterros sanitários, proporcionando, ainda geração de energia próximo da carga.

Os empreendimentos de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos vão competir nos Leilões de Energia Nova A-5 e A-6, previstos para setembro do ano que vem. A medida está na Portaria 435, publicada no Diário Oficial do União. Veja aqui: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-435-de-4-de-dezembro-de-2020-292749761

Comente aqui:

Sobre a Abiogás

Desde 2013, a ABiogás é o canal de interlocução entre o setor de biogás e sociedade civil, os Governos Federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro.

Posts Recentes

Curta nossa página: