Cenário e perspectivas do biogás serão apresentados no dia 25 de novembro em São Paulo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

ABiogás promove oitava edição do Fórum do Biogás, que volta ao formato presencial, com o tema “Biogás do Futuro e o Futuro do Biogás”

 

A Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) promove, no dia 25 de novembro, a oitava edição do Fórum do Biogás, maior evento do setor na América Latina que, este ano, volta a ser presencial com o tema “Biogás do Futuro e o Futuro do Biogás”. Durante o fórum, a ABiogás vai apresentar o balanço do ano e as projeções do mercado até 2030.
 
Segundo o presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann, o momento é mais do que oportuno para o retorno presencial do Fórum, com grande parte da população vacinada e o mercado de biogás cada vez mais aquecido. “Mesmo durante a pandemia, o mercado de biogás e biometano só aumentou no Brasil. Tivemos projetos importantes inaugurados que representaram um crescimento de 27% em 2020”, afirmou.
 
A crise hídrica, ocasionada pela maior seca dos últimos 91 anos, obrigando o governo a acionar todo seu parque térmico e, consequentemente, encarecendo o custo da energia, impulsionou o debate sobre o uso de energias renováveis, com destaque para o biogás. “A demanda por termoelétricas a gás natural vai crescer nos próximos anos, e o biogás terá um papel importante, podendo suprir parte deste consumo com usinas a biogás que tem a mesma eficiência das térmicas a gás natural, com a vantagem de estarmos falando de um combustível renovável, produzido a partir de resíduos”, comentou.
 
Gardemann ainda destacou o potencial de redução nas emissões do gás metano, alerta feito pelo Painel do Clima da ONU que levou o governo Joe Biden e a União Europeia a firmarem um compromisso com outros países, incluindo o Brasil, de redução de 30% nas emissões do gás metano até 2030. “O biogás terá um papel fundamental no atingimento da meta brasileira”, afirmou.
 
Hoje, a capacidade instalada para geração de energia elétrica a partir do biogás é de aproximadamente 300 MW, com cerca de 600 usinas em operação, muito aquém do potencial mapeado pela entidade de 41,9 bilhões de Nm³/ano de biogás. Este montante poderia suprir 34,5% da demanda por energia elétrica do país e descarbonizar a matriz energética nacional ainda mais, especialmente nos picos de demanda.
 
Além disso, o potencial de produção de biometano, combustível produzido a partir da purificação do biogás, poderia suprir 70% do consumo de diesel no país, contribuindo com uma matriz de transportes mais sustentável. Segundo o vice-presidente da ABiogás, Gabriel Kropsch, o biometano reduz em até 96% as emissões de gases do efeito estufa. “O uso de veículos pesados movidos a GNV e/ou biometano é recente no Brasil e está crescendo. Há cada vez mais empresas apostando no biometano para atingir suas metas de descarbonização”, comentou.
 
Este ano, o Fórum volta ao formato presencial, em São Paulo, com transmissão ao vivo para quem preferir assistir ao evento online, porém nem todas as atividades estarão disponíveis virtualmente. Para evitar aglomeração, a entidade disponibilizou apenas 200 vagas para o evento presencial e seguirá todos os protocolos de segurança sanitária recomendados pelo Ministério da Saúde.

 

O VIII Fórum do Biogás será realizado em São Paulo, no dia 25 de novembro, das 9h às 18h. Mais informações e venda de ingressos no site oficial do Fórum: www.forumdobiogas.com.br

 

Veja abaixo a programação:
 
09h – 10h – Credenciamento + Welcome Coffee
 
10h10 – 10h30 – Abertura
 
10h30 – 12h – Painel 1: Biogás do futuro – o papel do biogás na descarbonização de diversos setores
 
12h – 12h30 – Mesa-redonda:  Mercado de Carbono Brasileiro (palestra especial apenas para o público presencial)
 
12h30 – 14h – almoço
 
14h – 15h30 – Painel 2: Futuro do biogás no setor elétrico
 
15h30 – 16h – Coffee Break
 
16h – 17h – Mesa-redonda: Por que investir em usinas de biogás? (palestra especial apenas para o público presencial)
 
17h10 – 18h – Painel 3: Futuro do biogás – Marco Legal do Biogás e do Biometano

Comente aqui:

Sobre a Abiogás

Desde 2013, a ABiogás é o canal de interlocução entre o setor de biogás e sociedade civil, os Governos Federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro.

Posts Recentes

Curta nossa página: