Golar Power abre Chamada Pública inédita, de 5 milhões m³ de biometano, de olho na interiorização do BioGNL no Brasil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Lançamento oficial e edital serão divulgados em Webinar, dia 01 de outubro, com apoio institucional da CIBiogás, ABiogás, BR Distribuidora e GNPW

Encontro virtual discutirá o potencial do energético a partir da Nova Lei do Gás e o impacto positivo que o volume da Chamada de Biometano pode levar à economia do país nos próximos anos

Rio de Janeiro, 29 de setembro – A Golar Power Distribuidora vai promover uma chamada pública para aquisição de 5 milhões de m³ de biometano de produtores nacionais e internacionais. O lançamento oficial do edital será divulgado em um webinar, no dia 01/10, às 10h30, com o apoio institucional do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) e com participação da BR Distribuidora e da Alliance GNLog. Com a chamada, a Golar pretende incentivar projetos renováveis de purificação de biogás nas mais diversas fontes no País, visando à interiorização do gás natural por meio da distribuição do gás liquefeito de biometano (BioGNL) em pequena escala por modais rodoviários e cabotagem.

Atualmente a Golar Power adquire o Gás Natural Liquefeito (GNL) importado através dos terminais de importação de GNL, por via terrestre da Argentina, liquefaz o gás natural oriundo de poços maduros em terra e mar e a partir do biometano proveniente de aterro sanitário. Com a chamada de biometano, haverá a possiblidade de se produzir o BioGNL, que poderá ser utilizado no mercado automotivo e também na indústria e comércio.

A opção pelo biometano tem o objetivo de ampliar o mix de fontes para liquefação, monetizando o gás nacional, além de oferecer um dos grandes diferenciais na atualidade: uma alternativa energética de carbono neutro.

O uso do BioGNL será uma vitrine para um modelo de negócio sólido que já é amplamente utilizado na Europa e na Ásia e que agora começa a ser replicado no Brasil. A oportunidade de produzir e distribuir biometano liquefeito a partir de aterros sanitários, usinas sucroalcooleiras, fazendas de suinocultura e de pecuária de leite entre diversas outras, é uma tendência de crescimento global significativo nos próximos anos.

Desenvolvimento Sustentável

A partir dessa Chamada, a Golar Power inicia um movimento de estímulo para que as empresas queiram substituir sua frota de caminhões a diesel e demais veículos por versões movidos a gás, além de demais aplicações industriais e comerciais, com uma molécula de carbono neutro, trazendo uma redução imediata nas emissões de gás carbônico.

A Golar Power desenvolveu o projeto de distribuição do GNL em pequena escala (small scale), com caminhões movidos a GNL a partir do qual a Golar será a provedora do combustível e, ao mesmo, fará a distribuição do gás em iso-conteinêres para o interior do País e via cabotagem, através do que chamamos de “corredores verdes”. A parceria com a BR Distribuidora, firmada no começo de 2020, está alinhada a este objetivo, além das próprias companhias distribuidoras de gás estaduais, responsáveis pelas redes estruturantes em regiões que não têm gás canalizado.

Atual cenário

Segundo a ABiogás, o Brasil é o país com o maior potencial energético do mundo em biogás com um total estimado de 120 milhões de Nm³/dia. De acordo com dados do CIBiogás, a produção de biogás (Nm³) por dia cresceu mais de 84% de 2015 a 2019. O número de plantas também registrou aumentou de 300%, passando de 126 para 548.

Para Alessandro Gardemann, presidente da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), a chamada pública muda o mercado brasileiro de biogás. “Nunca foi feita uma solicitação de compra de biogás/biometano nessa proporção. Além de incentivar os produtores, a chamada representa uma virada completa e inédita para o nosso setor”, destacou o executivo.

Já o diretor de desenvolvimento tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Marques, ressalta que uma chamada pública de compra desse energético, pela Golar Power, é o tipo de iniciativa que impulsiona a cadeia de fornecedores do biogás e biometano nacional. “A ação da empresa é de grande valor estratégico para o fortalecimento da combinação biometano e gás natural na interiorização das aplicações do gás no Brasil. Nossa produção atual é 1, 3 milhão de m³/ano, sendo que somente 3% deste volume é refinado a biometano”, analisa Marques.

Comente aqui:

Sobre a Abiogás

Desde 2013, a ABiogás é o canal de interlocução entre o setor de biogás e sociedade civil, os Governos Federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro.

Posts Recentes

Curta nossa página: