Péricles Pinheiro, novo conselheiro da ABiogás: “Temos um pré-sal renovável debaixo dos nossos pés”

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da CHP Brasil, Péricles Pinheiro Filho, está otimista com a nova fase do biogás. Ele acredita que a sociedade vai começar a perceber a importância estratégica do energético, e seu verdadeiro potencial. Nesta entrevista que ele concedeu para o blog, Péricles explica por que o Brasil precisa prestar mais atenção ao biogás e fala sobre as ações que considera prioritárias para o desenvolvimento do setor.

Péricles faz parte do novo Conselho da ABiogás, e é o convidado desta semana da nossa série de posts em que apresentamos os membros eleitos no último dia 15 de junho para um mandato de dois anos.

Lembramos que a ABiogás começou em 2013 com apenas oito empresas fundadoras e hoje conta com mais de 70 associadas! São diferentes objetivos dentro da cadeia, mas o compromisso é o mesmo: o fortalecimento do biogás visando ao crescimento do país.

Péricles, como você vê o setor de biogás nos próximos anos?

Eu diria que o setor do biogás entrará em uma nova fase. Será uma fase onde a sociedade brasileira começará a conhecer a importância estratégica do Biogás para o Brasil. Todos nós já sabemos que o Brasil possui terra, água, solo, tecnologia e resíduos orgânicos para ser uma potência na produção de biogás. Ainda não conhecemos o verdadeiro potencial do biogás. Chamo a atenção para a evolução do crescimento em produção e produtividade experimentada pelo setor sucroalcooleiro, desde a década de 70. Temos um pré-sal renovável debaixo de nossos pés, literalmente.

Qual ação você destacaria como prioritária para o desenvolvimento do setor?

Ampliar a divulgação dos atributos e benefícios diretos e indiretos do biogás para a matriz energética, meio ambiente, balança comercial e sociedade brasileira. Feito isso o setor explode. Precisamos convencer as pessoas, de que lixo, dejeto e resíduos orgânicos são valiosos, produzem energia e alimentos, em um ciclo fechado econômico e sustentável.

Como a Abiogás pode atuar para alavancar o mercado?

Continuar a fazer o que está fazendo, não reduzir, não parar e jamais recuar. A Abiogás, com todas as limitações, tem sido como a mãe zelosa cuidando do seu filho amado, o biogás.

Tentando, sugerir algo, penso que poderíamos criar algumas novas categorias de associados, com a finalidade de incluir o mundo acadêmico, formador de mão de obra e tecnologia, recursos que tanto iremos necessitar. Incluir produtores de biogás, pois estes necessitam de apoio e representatividade.

Por fim, quero saldar com toda sinceridade e singeleza de coração o inestimável valor e empenho daqueles que participaram da Abiogás desde o início, na verdade, até antes do início, pelo trabalho realizado.

Comente aqui:

Sobre a Abiogás

Desde 2013, a ABiogás é o canal de interlocução entre o setor de biogás e sociedade civil, os Governos Federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro.

Posts Recentes

Curta nossa página: