VIII Fórum do Biogás: Painel 3 – Marco Legal do Biogás e Biometano

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O último painel do dia foi dedicado a apresentar o Marco Legal do Biogás e do Biometano, projeto de lei apresentado pelo deputado Arnaldo Jardim, vice-presidente da Frente Parlamentar de Energia Renovável.

Segundo o deputado, a ideia do PL 3865 foi constituída com a contribuição da ABiogás, Cogen e UNICA e tem como objetivos ampliar a participação das energias renováveis na matriz energética nacional, fomentar o aproveitamento da biomassa e da biodigestão em escala industrial e comercial, estimular o desenvolvimento tecnológico do biogás, fomentar a pesquisa e desenvolvimento, estimular a utilização do Biometano no transporte público e incentivar a utilização do digestato na fertilização do solo.

Presidente da FER, o deputado Danilo Forte disse que o projeto vai trazer regulamentação, estímulo e compartilhamento das energias renováveis. “O PL vai se transformar no grande marco regulatório deste projeto de geração de energia que ainda é pequeno. O biogás ocupa menos de 1% da nossa matriz, mas tem um potencial gigantesco para ajudar a limpar a nossa pauta energética”, disse.

 

Presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann comparou a evolução do biogás com o processo de maturidade de outras energias renováveis no Brasil, como a solar e a eólica. “Quando o Brasil resolve fazer, faz rápido, bem feito, com escala e de forma competitiva. E o biogás pode ser a próxima energia a ganhar escala”.

 

Evandro Gussi, da ÚNICA, destacou o enorme potencial energético brasileiro. “Nosso país é o único lugar onde podemos falar de opção energética em caixa alta. Temos muitas alternativas possíveis e devemos optar por todas”.

 

Fechando o painel, Leonardo Santos, da Cogen, destacou as características do biogás: “O biogás, além de contribuir muito para a descarboniação do planeta, é uma energia firme, que traz segurança energética e sustentável.”

Comente aqui:

Sobre a Abiogás

Desde 2013, a ABiogás é o canal de interlocução entre o setor de biogás e sociedade civil, os Governos Federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro.

Posts Recentes

Curta nossa página: