Primeiro seminário técnico na versão online

19 de maio de 2020 / Comments (0)

Blog

Todo ano a Abiogás realiza dois grandes eventos: o Seminário Técnico, no primeiro semestre, e o Fórum do Biogás, no segundo semestre. O nosso seminário já estava com data marcada e, assim como diversos eventos agendados, foi impactado pela impossibilidade de realização no seu formato tradicional. A solução encontrada foi fazer uso do meio digital, o que acabou sendo interessante para a Associação ao aumentar o alcance dos nossos conteúdos e contribuir com a nossa missão de disseminar conhecimento sobre o biogás.

Primeiro dia de Webinar: Da equerda para a direita, Tamar Roitman, gerente executiva da Abiogás; Bárbara Rubim, da Raízen; Felipe Marques, diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás. Abaixo: Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás; Gabriel Kropsch, vice-presidente da ABiogás; e Ilan Cuperstein, da C40 Cities

Como primeiro webinar da Abiogás, a proposta foi trazer os mesmos assuntos que seriam discutidos no seminário presencial, que teria a duração de um dia inteiro. Para não ficar exaustivo, o conteúdo foi dividido em cinco webinars com aproximadamente uma hora e meia de duração.

Analisando o público que acompanhou os webinars, percebemos um grande número de interessados que ainda não haviam participado dos eventos anteriores. Isso mostra que o interesse no tema vem crescendo junto com o próprio setor. Como foi dito em alguns dos debates, muitos dos assuntos discutidos hoje não faziam sentido poucos anos atrás, como a injeção de biometano nas redes de distribuição de gás natural e a substituição do óleo diesel em maquinário agrícola e transportes pesados.

Hoje o setor está mais maduro, com a regulação estabelecida e diversas empresas com soluções tecnológicas de alta eficiência e modelos de negócios diversificados, garantindo a viabilidade técnica e econômica dos projetos. A Abiogás teve um papel extremamente relevante na construção desse arcabouço e na junção dos visionários desse setor, que enxergavam o potencial do biogás no nosso país. Mais do que isso, estavam vendo um valiosíssimo recurso ser desperdiçado e resolveram unir forças na construção da cadeia produtiva do biogás.

Os debates da série de webinars que realizamos na semana passada nos confirmaram ainda mais que a missão da Abiogás nesse momento é contar essa história, aumentando o conhecimento a respeito dessa fonte energética que além da geração de eletricidade, calor energia mecânica e combustível para transportes, garante o tratamento e a destinação adequada dos resíduos e ainda produz fertilizantes naturais a serem usados na produção agrícola e reflorestamento.

Este novo espaço do site foi construído exatamente com o propósito de disseminar conhecimento, responder as suas dúvidas e compartilhar casos de sucesso. Contamos com vocês para nos ajudar na missão de desenvolver a cadeia do biogás!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *