logo do seminario ABiogas 2022
Icone

SOBRE A ABIOGÁS

A Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), que reúne mais de 110 associados integrados a cadeia de valor do biogás e biometano, tem como principal objetivo trabalhar em prol da inserção e consolidação desse biocombustível na matriz energética brasileira por meio do trabalho junto às instituições que fazem a política, regulação e o desenvolvimento de mercado do setor.

A Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), que reúne mais de 110 associados integrados a cadeia de valor do biogás e biometano, tem como principal objetivo trabalhar em prol da inserção e consolidação desse biocombustível na matriz energética brasileira por meio do trabalho junto às instituições que fazem a política, regulação e o desenvolvimento de mercado do setor.

A ABiogás conta com empresas associadas que representam todos os setores da cadeia de produção, aproveitamento e beneficiamento do segmento de biogás. Com responsabilidade na atuação junto aos órgãos competentes e o compromisso com a divulgação de informações relevantes, a ABiogás, seus associados e parceiros visam sempre alcançar os melhores e mais transformadores resultados para a sociedade brasileira.

icone

SEMINÁRIO TÉCNICO DA ABIOGÁS 2022

EDIÇÕES ANTERIORES

2019

205 presentes

número de participantes edição presencial (evento pago)

2020

729 presentes

número de participantes edição online (Durante a pandemia, evento gratuito)

2021

326 presentes

número de participantes edição online (Durante a pandemia, evento gratuito)

icone

PROGRAMAÇÃO

Seminário Técnico 2022 - tema: Biogás na rota de zero emissões

9h00 - 10h00

Credenciamento + Welcome coffee

10h00 - 10h30

Abertura

10h30 - 12h00

Painel 1 - Contexto do mercado de carbono e redução de emissões

Foto do palestrante Marcelo Donnini Freire

Marcelo Donnini Freire

Secretário adjunto da secretaria de clima e relações internacionais
Ministério do meio ambiente
Secretário Adjunto de Clima e Relações Internacionais no Ministério do Meio Ambiente. Executivo experiente atuando desde 2001 com oportunidades e riscos relacionados a sustentabilidade

Foto do empresario

Juliana Rolla De Leo

Cargo e Empresa: CEO na Eco Business Solutions | ESG V.B. Founder & Board
Com 20 anos de experiência internacional, é especializada em modelagem de negócios sustentáveis, no desenvolvimento de projetos de carbono e emission trading. Atua no desenvolvimento estratégico da inovação relacionada à temática ESG e internacionalização de negócios. Atua nas questões relacionadas as mudanças climáticas, créditos de carbono e sustentabilidade, promovendo o alinhamento da sustentabilidade corporativa ao modelo de negócios das empresas. Graduada em Comércio Exterior, MBA Finanças Corporativas, e Doutoranda em Eng. Ambiental pela Universidade “Tor Vergata”Roma-Itália.
É Cofundadora e CEO da Eco Business Solutions, Diretora da Pro Natura International - Minas Gerais, Presidente do Conselho da ESG Venture Builder, Membro do Comitê Científico Europeu da REMTECH, Diretora de Produtos e Mercados da União Brasileira pela Qualidade (UBQ).

Foto do palestrante Marco Antonio Fujihara

Luciano Rodrigues

Cargo: Diretor de economia e inteligência setorial
Empresa: União da Indústria de Cana-De-Açúcar/Unica
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), com mestrado e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da Câmara Técnica do Consecana-SP, Diretor do Departamento de Agronegócios da FIESP e do Conselho Técnico Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Professor no Programa de Mestrado Profissional em Agronegócios da FGV/EESP.

Foto do palestrante Marco Antonio Fujihara

Felipe Jané Bottini

Cargo: Sócio fundador e Consultor-Sênior
Empresa: Green Domus Desenvolvimento Sustentável
Sócio fundador e Consultor-Sênior da Green Domus Desenvolvimento Sustentável (2005), empresa pioneira no Renovabio, e em soluções ESG no Brasil e no exterior. Mestre em Estudos de Sustentabilidade e Pós-Graduado em Políticas Ambientais e Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Harvard e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo.

12h00 - 14h00

Almoço

14h00 - 15h30

Painel 2 - Critérios de sustentabilidade em certificações de biogás e biometano

Foto do Carlos De Mathias Martins Junior

Carlos De Mathias Martins Junior

Cargo: Diretor
Empresa: EQAO
Fundador da Ecoinvest, da Eqao e da Ecopart, empresas líderes no desenvolvimento de projetos de energia renovável e redução de emissões de gases de efeito estufa. Carlos participou como executivo, acionista e conselheiro de diversas empresas pioneiras no setor energético tal como a Ômega Energia, a Ecometano, a CDGN e a Energias Renováveis do Brasil. Mais recentemente, Carlos assumiu a posição de diretor executivo da ZCO2, da BlockC e da AirCarbon empresas que utilizam a tecnologia blockchain para oferecer soluções de rastreabilidade de parâmetros associados à sustentabilidade, energia renovável e redução de emissões para clientes corporativos e pessoas físicas. Formado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, possui MBA em Finanças pela Columbia Business School de Nova York.

Foto da Áurea Maria Brandi Nardelli

Áurea Maria Brandi Nardelli

Consultora & Mentora
Empresa: Nucleus – Sustentabilidade e Mudanças Climáticas
Consultora Sênior e Mentora nos setores agrícola e florestal e em cadeias produtivas de baixo carbono, possui mais de 20 anos de experiência profissional no Brasil e no exterior. Durante 9 anos integrou a equipe internacional da RSB - Roundtable on Sustainable Biomaterials como Gerente Global de Certificação. Antes da RSB, trabalhou durante 10 anos para o grupo SGS como auditora líder, instrutora de treinamentos e revisora técnica internacional dos programas de certificação florestal e de biocombustíveis. Atuou também como auditora e revisora de projetos no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo entre 2004 e 2012 e na verificação de atendimento aos padrões de desempenho IFC (International Finance Corporation) e aos Princípios do Equador. No mesmo período, colaborou junto à ProForest (Reino Unido) em projetos para desenvolvimento de padrões para óleo de palma e soja responsáveis. Áurea é Engenheira Florestal, Mestre e Doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa.

Foto do palestrante Marcelo Moreira

Marcelo Moreira

Cargo: Sócio
Empresa: Agroicone

Foto do palestrante Luciano Figueredo

Luciano Figueredo

Cargo: Gerente de Projetos
Empresa: Instituto Totum de Desenvolvimento e Gestão Empresarial

Foto da palestranteo Debora Tanaka

Debora Tanaka

Cargo: Gerente de projeto sustentabilidade e Coordenação de parcerias estratégicas
Empresa: Scania

15h30 - 16h00

Painel especial: Mulheres do biogás

Foto do empresario

Maria Eduarda Rosa

Líder do GT de comunicação

Foto do empresario

Laís Souza Alves

Líder do GT de Engajamento Interno

Foto do empresario

Paola Petry

Líder do GT de Conteúdos e Materiais

Foto do empresario

Leidiane Ferronato Mariani

Líder do GT de Parcerias e Apoios

Foto do empresario

Gabriela Bonassa

Líder do GT de Eventos e Webinares

16h00 - 17h00

Painel 3 - Biogás em pequena e média escala

Foto do empresario

Bruno Galvêas Laviola

Cargo: Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento
Empresa: Embrapa Agroenergia
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestrado e Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. É Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Agroenergia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (PQ1C). Professor da Fundação Getúlio Vargas do curso de Mestrado Profissional em Agronegócio. Professor do Curso de Pós-Graduação em Bioenergia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Representante da Embrapa na Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel (CSOB/MAPA). Produziu até o momento 111 artigos científicos publicados em periódicos indexados (Fator h = 17, com 900 citações), 23 livros/capítulos e 190 trabalhos publicados em Anais de eventos.

Foto do empresario

Rafael González

Cargo: Presidente
Empresa: CIBiogás
André Holzhacker Alves é Engenheiro Ambiental formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Possui 13 anos de experiência no setor de energias renováveis, produção de biogás e biofertilizante, tendo participado e liderado projetos nos setores de Saneamento, Agropecuária e Agroindustrial. É Cofundador e diretor da Auma Energia, empresa especializada em usinas de biogás e biometano e cofundador da Reager Agronegócios, especializada na produção e comercialização de fertilizante orgânico e organomineral.

Foto do empresario

André Holzhacker Alves

Cargo: Sócio Diretor / Engenheiro Ambiental
Empresa: AUMA Energia
Engenheiro Ambiental. Há mais de 10 anos atua na captação e gestão de projetos na área de energias renováveis. Participou do desenvolvimento do Plano de Negócios e estruturação do Centro Internacional de Energias Renováveis, O CIBiogás, em 2012. Em 2016 assumiu a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e em 2020 assumiu a Diretoria Presidência do CIBiogás, conduzindo projetos estratégicos e consolidação empresarial. Atualmente é conselheiro da Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) e do Conselho Diretivo do Projeto GEF/Brasil – Biogás (Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira).

17h00 - 18h00

Encerramento e Coffee End

icone

Patrocinadores

Por que patrocinar?

  • Contato direto com empresas e empresários com grande poder de decisão.
  • Possibilidade de visibilidade para sua empresa, mediante apresentação / palestra durante a programação do evento (dependendo da cota).
  • Entrega de folders e materiais promocionais para os participantes.
  • Stand para networking.
  • Área do patrocinador no site do evento (link direcionando para o seu site, ou fale conosco).
  • Mailing dos participantes do evento (seguimos as normas da LGPD).
icone

Patrocinadores

Patrocinador Ouro

Patrocinador Prata

Patrocinador Bronze